MCI e Apture Apresentam o projeto Conexão Nordeste — com Alziro Barbosa, ABC
🗓️ Dia 08 e 09 de novembro (Sábado e Domingo) , a Escola São Paulo de Cinematografia desembarca em Fortaleza.
Serão aulas intensivas, práticas e objetivas, para você dominar a luz como linguagem narrativa e elevar sua carreira, como mais de 8.000 que já passaram pela formação. O curso será de Iluminação Cinematográfica:
- Iluminação Narrativa e Técnica Cinematográfica
- Iluminação Cinematográfica: Cor e Colorimetria
- Iluminação Cinematográfica com Luz Natural
PROGRAMA DO CURSO
A FORMA
01- A importância da iluminação na estrutura da imagem.
02- A sensação de profundidade na imagem.
03- A luz e a sensação de volume.
04- Características técnicas da luz com relação à dureza e suavidade.
A SUAVIDADE E A DUREZA DA LUZ
01- Tamanhos de fontes.
02- Tamanhos de objetos com relação às fontes.
03- Distâncias das fontes com relação aos objetos.
04- Distâncias e tamanhos das fontes com relação aos objetos.
LUZ PRINCIPAL -DURA/DIFUSA (Teórica e prática)
01- Principais características dos refletores com relação à dureza e a suavidade.
02- Conceitos e aplicações.
03- A reflexão e os brilhos.
04- A luz dura/suave como luz principal em diferentes posições:
Luz fronta; Luz semi-frontal; Luz dura lateral; Luz modeladora; Contra luz.
LUZ DE PREENCHIMENTO (FILL LIGHT) (Teórica e prática)
01- A percepção da luz e contrastes na natureza e sua reprodução.
02- A luz de preenchimento no esquema de iluminação.
03- As principais características narrativas.
04- O posicionamento com relação à luz principal.
05- Uso de painéis de led e soft box.
LUZ DE FUNDO “A LUZ DO ESPAÇO” (Teórica e prática)
01- Conceitos relativos à contextualização do espaço e suas características.
02- As texturas e o posicionamento da luz.
03- A suavidade e dureza.
04- A potência e a reflexão dos materiais nos fundos.
CONTRALUZ (BACK LIGHT) (Teórica e prática)
01- Os conceitos narrativos e estéticos.
02- A suavidade e a dureza.
03- O contraluz como recorte.
04- O contraluz como volume.
06- Contraluz como luz única.
07- Contraluz e silhueta.
ESQUEMAS DE ILUMINAÇÃO (Teórica e prática)
01- Sistematização do processo de trabalho.
02- Iluminação de 4 pontos em diferentes situações de potência e contraste.
03- A multiplicação das fontes de luz em situações de movimento de câmera.
PARTE 2 - COR E COLORIMETRIA
TRICROMIA (RGB)
01- A formação das cores.
02- O conceito de luz branca.
COLORIMETRIA
01- Gráfico de cores.
02- Círculo cromático.
03- Percentuais cromáticos na obtenção das cores.
A TRIDIMENSIONALIDADE DAS CORES, SISTEMA (HSL/HSI)
01- A árvore das cores e a tridimensionalidade das cores.
02- A variação H (hue), S (saturação), L (luminosidade).
03- Criação das cores no sistema HSL.
CRIAÇÃO DAS CORES NOS REFLETORES DE LED RGB
(RGB/W/W), ATRAVÉS DOS PARÂMETROS (HSI)
01- Composição cromática e no parâmetro matiz por grau.
02- A força cromática no parâmetro saturação.
A intensidade da potência da cromática.
TEMPERATURA DE COR
01- Conceito de temperatura de cor.
02- Características das fontes de luz com relação à TCor.
03- Controle de TCor. Escalas “LB” e “CC”.
IRC (CRI) DAS FONTES DE LUZ
01- Conceito de IRC/ Diferentes fontes de luz com diferentes índices de IRC
02- Gráficos e escalas de IRC e novos parâmetros de controle.
PARTE 3 - ILUMINAÇÃO COM LUZ NATURAL
ESTUDO DO POSICIONAMENTO SOLAR.
01- A inclinação da Terra com relação ao sol e compreensão de latitudes.
02- A variação dos ângulos de incidência solar em diferentes regiões.
03- A luz na linha do equador e nos trópicos.
POSIÇÕES DE CÂMERA COM RELAÇÃO À LUZ SOLAR
01- O desenho da luz de acordo com a posição do sol.
02- A luz frontal, lateral e contraluz: Câmera versus luz.
03- O desafio do trabalho com luz tropical e equatorial (Norte e nordeste do Brasil).
PRÁTICAS EM EXTERNAS: USO DE EQUIPAMENTOS
01- REBATEDORES: Flexível, rígidos, isopores e tecidos soltos.
02- ESPELHOS: Tradicionais, texturizados e difundidos.
03- DIFUSORES: Frames, silence e tecidos
04- BUTERFLIES: Panos, tules e voal
PRÁTICAS: DIA ENSOLARADO “O CONTROLE DA LUZ DURA"
01- A posição do apresentador e do ator com relação à posição do sol.
02- Uso de diferentes rebatedores e difusores.
PRÁTICAS: DIA NUBLADO “ A BUSCA NA MELHOR IMAGEM”
01- As diferentes luzes no dia nublado e o melhor eixo de luz
02- Uso de diferentes rebatedores e difusores.
03- A subtração (negativação da luz com bases escuras) na busca da profundidade e da
dramaticidade na imagem.
1 x de R$1.100,00 sem juros | Total R$1.100,00 | |
2 x de R$550,00 sem juros | Total R$1.100,00 | |
3 x de R$366,67 sem juros | Total R$1.100,00 | |
4 x de R$275,00 sem juros | Total R$1.100,00 | |
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8 x de R$137,50 sem juros | Total R$1.100,00 | |
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11 x de R$100,00 sem juros | Total R$1.100,00 | |
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