Esgotado
1 / 1

A compreensão ótica é a base para transformar a realidade em imagem. Cada lente não apenas altera o enquadramento, mas também influencia a percepção emocional do espectador. A ótica cinematográfica é, portanto, uma ferramenta expressiva que determina escala, proximidade e intensidade. Mais do que uma escolha técnica, a lente define a forma como o público se conecta com a cena.

 

A perspectiva é um dos principais elementos na construção da espacialidade. Ela estabelece a relação entre os objetos no quadro, a profundidade do ambiente e a sensação de imersão. O controle dessa dimensão não se dá apenas pela posição da câmera, mas pelo uso estratégico da ótica. O mundo que criamos nas nossas imagens começa nesse momento na decisão sobre o que destacar, o que comprimir, onde guiar o olhar e como influenciar a experiência do espectador.

 

Para dominar essa linguagem, é essencial compreender como os diferentes fatores óticos impactam a imagem. A amplitude das lentes define a abrangência do quadro e a percepção do espaço. A profundidade de campo direciona o foco narrativo, separando ou conectando elementos na composição.

 

Este curso propõe uma imersão nesses conceitos, permitindo que você não apenas compreenda a ótica, mas saiba utilizá-la de forma estratégica. A Direção de Fotografia precisa enxergar além da câmera, entendendo como a escolha de cada lente impacta a narrativa. Afinal, nosso trabalho não é apenas registrar imagens, mas contar histórias com profundidade e intenção.

 


Para maiores informações, entre em contato AQUI! 


Curso Ao Vivo Online 


Data: 7 a 11 de julho de 2025 - Segunda-feira a Sexta-feira
Horário das Aulas: 19h às 22h30

Obs: Este curso online será a transmissão ao vivo de uma imersão presencial realizada em estúdio. Os participantes poderão acompanhar as aulas em tempo real, enriquecendo sua experiência de aprendizado por meio de interações dinâmicas no chat, que será monitorado diretamente pelo professor. Vale destacar que a transmissão ocorrerá exclusivamente ao vivo, sem disponibilidade posterior do conteúdo gravado.

 

 

Programa do Curso

 

A Linha do Horizonte e O Direcionamento Do Olhar

 

O direcionamento do olhar do espectador

A linha do horizonte como elemento de profundidade

A ênfase e o destaque em pontos específicos

A valorização do olhar sobre a personagem

O público e a altura do olhar

A intimidade do espectador com o tema

 

Pontos de Fuga e a Sensação de Profundidade

 

Ponto de fuga único e a exclamação no tema

O ritmo da imagem e o ponto de fuga

A força do retrato no ponto de fuga único

A falta de profundidade e os erros de perspectiva

Perspectiva oblíqua (dois pontos de fuga) e a valorização da profundidade

O posicionamento dos atores e a profundidade

O apresentador e a conexão com o tema

Entrevistas, repórteres e bancadas de telejornais

A amplificação do espaço usando as diagonais

Produtos e objetos: A construção da sensação de tridimensionalidade

 

Ponto de Vista e a Perspectiva

 

O terceiro ponto de fuga

A profundidade aérea e a sensação de queda

Plongée/ Contra plongée

Zenital e nadir

 

A Profundidade e Redundância de Elementos

 

A repetição de elementos como ferramenta de profundidade

A profundidade por meio da redundância em situações de luz plana

A busca da perspectiva em locações com poucas camadas visuais

O uso de primeiros planos como elemento de profundidade

As sombras e a luz como elemento de redundância

A amplitude nas noturnas

 

Linhas de Perspectiva - O Direcionamento do Olhar

 

As linhas como elemento de profundidade

As linha como perspectiva em situação de luz plana ou difusa

Linhas de luz

A condução do olhar do público

A conexão entre espaços

Linhas como elementos dramático e narrativo

A correlação entre temas

 

Diferentes Camadas de Definição

 

A busca da profundidade por meio da diferença de definição entre as camadas

A profundidade da imagem através da fumaça, neblina ou poeira

 

Perspectiva Ótica

 

Perspectiva do olho e das lentes

Relações de perspectiva entre os planos em diferentes distâncias

A amplificação da perspectiva em relação às distâncias dos objetos

A variação da distância e as diferentes escalas entre os objetos. 

 

Amplitude Ótica

 

A amplitude ótica na horizontal do quadro

A variação da amplitude em diferentes lentes

A relação entre as lentes e a amplitude do quadro

Diferentes sensores e a diferença entre amplitudes nas mesmas lentes

 

Lentes e Narrativa

 

A posição do observador com relação ao tema

A proxêmica, e a relação de distância do público com as personagens

A distância da câmera para o tema: Narrativa e gênero

A alteração na estrutura do rosto em diferentes distâncias da câmera

Elementos fotogênicos

As distorções óticas. Exaltação e ênfase na proximidade da câmera

A variação ótica para contextualizar as personagens

 

Características Óticas das Lentes

 

A formação da imagem sem o uso de lentes

O surgimento da ótica e o uso de uma única lente

O conjunto ótico

 

Campo Focal e Estrutura da Imagem

 

A visão e o foco

O achatamento da imagem com o excesso de profundidade focal

A profundidade de campo focal e a sensação de tridimensionalidade

A profundidade focal e a imagem digital

Os principais fatores de profundidade de campo focal

 

Foco e Narrativa

 

Foco na condução do olhar do público

Profundidade de campo focal na construção narrativa da cena

A dinâmica da profundidade de campo ao decorrer do filme

Foco como elemento atmosférico na imagem

R$745,00

R$670,50 com Pix
6 x de R$124,17 sem juros
10% de desconto pagando com Pix
Ver mais detalhes