O curso “Assistência de Câmera Cinematográfica” apresenta um panorama completo desse universo, passando pelas diferentes funções existentes na hierarquia. Mesclando teoria e prática, Klaus dá dicas valiosas para melhorar suas técnicas, o que resulta em mais praticidade no dia-a-dia, segurança para fazer sets de todos os tamanhos e, por consequência, melhor posicionamento no mercado a longo prazo.

 

Klaus Oti é graduado em audiovisual pela ECA-USP. Graduou-se com ênfase em iluminação e câmera.

Atua, desde 2015, no mercado cinematográfico, tendo trabalhado principalmente no departamento de câmera. Dentre seus principais trabalhos estão: videoclipes (Xand Avião, Projota, Luan Santana); institucionais (BTG, XP Investimentos, Disney, LATAM Airlines), documentários; cobertura de eventos (shows internacionais, CCXP, NFL Brasil); publicidades (Chevrolet, Seara, Powerade, Fiat), reality shows (De Férias com o Ex, Quilos Mortais, The Masked Singer, Casamento às Cegas) e ficções (De Volta aos 15, IndependênciaS, The Silent One, A Mulher ao Lado).

Paralelamente, trabalha como professor de câmera para introduzir novas pessoas no mercado de trabalho. Ministra workshops independentes, é professor titular do projeto É Nóis na Fita, voltado para jovens de periferia e, agora, é integrante do corpo docente da Escola São Paulo de Cinematografia, que leciona cursos para estudantes de todo o Brasil.

 

Para maiores informações, entre em contato AQUI! 

 

Curso Presencial 

 

Data: 19 e 20 de julho 2025 - Sábado e Domingo Horário das Aulas: 08:30 as 18h Local: Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, 233 - Bairro Água Branca - SP



Por que ser Assistente de Câmera?

Postura de set

Praticidade e objetividade: a hierarquia de equipe

Playback sempre a mão: o trabalho do video assist

•⁠  ⁠A origem da função do video assist;

•⁠  ⁠Organograma de distribuição de vídeo;

•⁠  ⁠Posicionamento da vila de vídeo;

•⁠  ⁠⁠Como operar o PIX;

•⁠  ⁠⁠Boletins.

 

Gerente de Mídias Audiovisuais (GMA) a.k.a. Logger

•⁠  ⁠Exemplos de ferramentas e suas diferenças - Clone Tool, OffShoot e Silverstack;

•⁠  ⁠⁠Galeria de stills - Frames para todos os tipos de projetos;

•⁠  ⁠⁠Como testar HDs, SSDs e cabos durante a pré-produção;

•⁠  ⁠⁠Protocolos de segurança em trabalhos com streamings;

•⁠  ⁠⁠Estruturas de pastas comuns e relatórios.

 

Segundo Assistente de Câmera

•⁠  ⁠Checagem na locadora, teoria e dicas práticas;

•⁠  ⁠⁠Organizando o equipamento para o dia-a-dia: set box e carregadores;

•⁠  ⁠⁠Blocking e marcação de atores;

•⁠  ⁠⁠Marcação de câmera para tripé e steadicam;

•⁠  ⁠⁠Aspectos fundamentais para uma boa claquete;

•⁠  ⁠⁠Cálculo de distância de claquete, posicionamento e como cantar;

•⁠  ⁠⁠Tags de cartão;

•⁠  ⁠⁠Limpeza de filtros e lentes.

 

Primeiro Assistente de Câmera:

•⁠  ⁠Como fazer uma lista de equipamentos completa;

•⁠  ⁠⁠Montagem de câmera: antecipando problemas e propondo soluções;

•⁠  ⁠⁠Passo a passo para uma troca de lente segura;

•⁠  ⁠⁠Antes do plano: técnicas de preparação de foco e marcas;

•⁠  ⁠⁠Durante o plano: dicas práticas para não precisar de um segundo take;

•⁠  ⁠⁠O chefe: como negociar com a produção e liderar sua equipe

Desprodução: agilidade e atenção

Guaiaca: o que ter sempre por perto

Balde: ferramentas e acessórios que salvarão sua vida

Como melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho?

R$1.000,00

R$900,00 com Pix
6 x de R$166,67 sem juros
10% de desconto pagando com Pix
Ver mais detalhes