A imagem é cor e luz. A cor tem saturação, matiz, reciprocidade tonal e cromática. A compreensão das temperaturas de cor é essencial na nossa formação. A multiplicidade de refletores aumentou as nossas possibilidades de escolha. Cada refletor tem suas características. A cor é um elemento de profundidade, a imagem pode se tornar plana sem este conhecimento. As possibilidades cromáticas são infinitas, mas o conceito cromático é visual e sua explicação não é complexa. A interpretação das cores é a base do nosso estudo. Compreendendo as cores nós amplificamos os conceitos sobre a luz. Aprimoramos o aprendizado sobre os elementos fundamentais que constituem a imagem. Na fotografia contemporânea apareceram diferentes formas de iluminar, diferentes refletores e o entendimento destas novas formas de trabalho é cada dia mais urgente. A qualidade da nossa imagem está ligada diretamente à compreensão técnica de diferentes possibilidades para se chegar a um resultado. O maior propósito do curso é que você seja protagonista das suas escolhas e chegue, da melhor maneira possível, na qualidade cromática e de luz da sua imagem.

 

Professor Alziro Barbosa, ABC

Coordenador Pedagógico

 

Diretor de Fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo - VGIK (1988 a 1994). Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas, documentários, comerciais e séries. Premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem seis prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Entre os longas em destaque, estão Serras das Desordens, Cores, JK- Uma Bela Noite para Voar, Mistéryos. Entre Séries para TV, estão Na Forma Da Lei, TV Globo e Na Mira do Crime na Fox. Últimos filmes em destaque: Bob Cuspe - (Shot List Oscar 2022) e Vento na Fronteira - (Pré Seleção Oscar 2023) e prêmio ABC de melhor fotografia de longa metragem documentário (2024). Entrelinhas (2024) Longa metragem. Ministra cursos de Direção de Fotografia há 30 anos, por onde estudaram mais de 8.000 alunos. É um dos grandes responsáveis pela formação de diferentes gerações e importantes nomes da cinematografia brasileira.

 

Em casos de imprevistos você tem até 2 ANOS para refazer o curso sem custo adicional.

 

Para maiores informações, entre em contato AQUI! 

 

Curso Presencial

Data: 23 á 27 de junho 2025 - Segunda-feira a Sexta-feira

Horário das Aulas: 19h às 22h30

Local: Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, 233 - Bairro Água Branca - SP

 

Programa do Curso

Atmosfera Cromática da Cena

  • Uso da colorização como elemento na profundidade cromática.
  • Uso narrativo, dramático e estético.

 

A Formação das Cores

  • O espectro da luz e os diferentes refletores.
  • Luzes urbanas: Sódio; Mercúrio; Led, com relação ao espectro de luz.
  • Diferença espectral entre leds industriais/urbanas/domésticas/profissionais

 

Tricromia (RGB)

  • A formação das cores.
  • O conceito de luz branca.

 

Colorimetria

  • Gráfico de cores.
  • Círculo cromático.
  • Percentuais cromáticos na obtenção das cores.

 

Tonalidade e Saturação das Cores

  • Conceitos de tonalidade e saturação.
  • Diferentes percentuais de brilho e a resposta tonal
  • A saturação e dessaturação das cores.

 

Matriz Cromática (HUE)

  • Conceito de matiz.
  • Variação de matiz em graus de cor.
  • O círculo cromático e a variação tonal, de saturação e de matiz.

 

A Tridimensionalidade das Cores, Sistema (HSL)

  • A árvore das cores e a tridimensionalidade das cores.
  • A variação H (hue), S (saturação), L (luminosidade).
  • Criação das cores no sistema HSL.

 

Criação Das Cores Nos Refletores De LED RGB (RGB/W/W), Através dos Parâmetros (HSI)

  • Composição cromática e no parâmetro matiz por grau.
  • A força cromática no parâmetro saturação.
  • A intensidade da potência da cromática.

 

Temperatura de Cor

  • Conceito de temperatura de cor.
  • Características das fontes de luz com relação à TCor.
  • Controle de TCor. Escalas “LB” e “CC”.
  • Gráfico de controle.

 

Controle de Cor das Fontes de Luz

  • Waveform Parade.
  • Histograma RGB.
  • Uso de tabela de cinza associado a instrumento para correção de fontes de luz.
  • Testes com diferentes fontes e correção com gelatinas nas fontes.

 

White Balance

  • Controle de branco nas câmeras.
  • Análise através do uso de instrumentos.
  • Conceito de “bater o preto” nas câmeras.

 

IRC (CRI) das Fontes de Luz

  • Conceito de IRC.
  • Diferentes fontes de luz com diferentes índices de IRC.
  • Gráficos e escalas de IRC.
  • Análise de diferentes fontes.
  • LEDs e os novos parâmetros de controle

 

Colorindo com Fontes de Luz

  • Colorização das altas luzes.
  • Colorização das sombras.
  • Colorização dos fundos.

R$1.485,00

R$1.336,50 com Pix
6 x de R$247,50 sem juros
10% de desconto pagando com Pix
Ver mais detalhes