A compreensão ótica é a base para transformar a realidade em imagem. Cada lente não apenas altera o enquadramento, mas também influencia a percepção emocional do espectador. A ótica cinematográfica é, portanto, uma ferramenta expressiva que determina escala, proximidade e intensidade. Mais do que uma escolha técnica, a lente define a forma como o público se conecta com a cena.
A perspectiva é um dos principais elementos na construção da espacialidade. Ela estabelece a relação entre os objetos no quadro, a profundidade do ambiente e a sensação de imersão. O controle dessa dimensão não se dá apenas pela posição da câmera, mas pelo uso estratégico da ótica. O mundo que criamos nas nossas imagens começa nesse momento na decisão sobre o que destacar, o que comprimir, onde guiar o olhar e como influenciar a experiência do espectador.
Para dominar essa linguagem, é essencial compreender como os diferentes fatores óticos impactam a imagem. A amplitude das lentes define a abrangência do quadro e a percepção do espaço. A profundidade de campo direciona o foco narrativo, separando ou conectando elementos na composição.
Este curso propõe uma imersão nesses conceitos, permitindo que você não apenas compreenda a ótica, mas saiba utilizá-la de forma estratégica. A Direção de Fotografia precisa enxergar além da câmera, entendendo como a escolha de cada lente impacta a narrativa. Afinal, nosso trabalho não é apenas registrar imagens, mas contar histórias com profundidade e intenção.
Em casos de imprevistos você tem até 2 ANOS para refazer o curso sem custo adicional.
Para maiores informações, entre em contato AQUI!
Curso Presencial
Data: 7 a 11 de julho de 2025 - Segunda-feira a Sexta-feira
Horário das Aulas: 19h às 22h30
Local: Rua Capitão Francisco Teixeira Nogueira, 233 - Bairro Água Branca - SP
Programa do Curso
A Linha do Horizonte e O Direcionamento Do Olhar
O direcionamento do olhar do espectador
A linha do horizonte como elemento de profundidade
A ênfase e o destaque em pontos específicos
A valorização do olhar sobre a personagem
O público e a altura do olhar
A intimidade do espectador com o tema
Pontos de Fuga e a Sensação de Profundidade
Ponto de fuga único e a exclamação no tema
O ritmo da imagem e o ponto de fuga
A força do retrato no ponto de fuga único
A falta de profundidade e os erros de perspectiva
Perspectiva oblíqua (dois pontos de fuga) e a valorização da profundidade
O posicionamento dos atores e a profundidade
O apresentador e a conexão com o tema
Entrevistas, repórteres e bancadas de telejornais
A amplificação do espaço usando as diagonais
Produtos e objetos: A construção da sensação de tridimensionalidade
Ponto de Vista e a Perspectiva
O terceiro ponto de fuga
A profundidade aérea e a sensação de queda
Plongée/ Contra plongée
Zenital e nadir
A Profundidade e Redundância de Elementos
A repetição de elementos como ferramenta de profundidade
A profundidade por meio da redundância em situações de luz plana
A busca da perspectiva em locações com poucas camadas visuais
O uso de primeiros planos como elemento de profundidade
As sombras e a luz como elemento de redundância
A amplitude nas noturnas
Linhas de Perspectiva - O Direcionamento do Olhar
As linhas como elemento de profundidade
As linha como perspectiva em situação de luz plana ou difusa
Linhas de luz
A condução do olhar do público
A conexão entre espaços
Linhas como elementos dramático e narrativo
A correlação entre temas
Diferentes Camadas de Definição
A busca da profundidade por meio da diferença de definição entre as camadas
A profundidade da imagem através da fumaça, neblina ou poeira
Perspectiva Ótica
Perspectiva do olho e das lentes
Relações de perspectiva entre os planos em diferentes distâncias
A amplificação da perspectiva em relação às distâncias dos objetos
A variação da distância e as diferentes escalas entre os objetos.
Amplitude Ótica
A amplitude ótica na horizontal do quadro
A variação da amplitude em diferentes lentes
A relação entre as lentes e a amplitude do quadro
Diferentes sensores e a diferença entre amplitudes nas mesmas lentes
Lentes e Narrativa
A posição do observador com relação ao tema
A proxêmica, e a relação de distância do público com as personagens
A distância da câmera para o tema: Narrativa e gênero
A alteração na estrutura do rosto em diferentes distâncias da câmera
Elementos fotogênicos
As distorções óticas. Exaltação e ênfase na proximidade da câmera
A variação ótica para contextualizar as personagens
Características Óticas das Lentes
A formação da imagem sem o uso de lentes
O surgimento da ótica e o uso de uma única lente
O conjunto ótico
Campo Focal e Estrutura da Imagem
A visão e o foco
O achatamento da imagem com o excesso de profundidade focal
A profundidade de campo focal e a sensação de tridimensionalidade
A profundidade focal e a imagem digital
Os principais fatores de profundidade de campo focal
Foco e Narrativa
Foco na condução do olhar do público
Profundidade de campo focal na construção narrativa da cena
A dinâmica da profundidade de campo ao decorrer do filme
Foco como elemento atmosférico na imagem
1 x de R$1.485,00 sem juros | Total R$1.485,00 | |
2 x de R$742,50 sem juros | Total R$1.485,00 | |
3 x de R$495,00 sem juros | Total R$1.485,00 | |
4 x de R$371,25 sem juros | Total R$1.485,00 | |
5 x de R$297,00 sem juros | Total R$1.485,00 | |
6 x de R$247,50 sem juros | Total R$1.485,00 |